Toda mulher sabe que os vestidos para festa devem ser confeccionados em tecidos de alta qualidade e contar com acabamento rico em detalhes, para resultar numa peça bela e ao mesmo tempo confortável. Tudo isso para que os modelos possam ressaltar elegância e sofisticação.

Para criar o melhor visual, os estilistas indicam principalmente os tecidos de renda e os bordados para os vestidos de festa. A sugestão desses detalhes no vestido é um dos elementos que dá sentido especial às roupas de casamentos, formaturas, coquetéis, desfiles, eventos e muito mais.

Quem está procurando qual vestido de renda ou vestido bordado utilizar em um vestido para festa, separamos aqui alguns tipos de rendas e de matérias-primas utilizadas em bordados.

8 Tipos de Renda em Vestidos para Festa

vestido-renda1 vestido-renda2 vestido-renda3

1. Renda francesa

A renda francesa é a preferida para vestidos de festa. A composição dela é extremamente delicada, moderna e versátil para muitos tipos de tecidos. Dentro da categoria de renda francesa existem quatro variações de estilos: Soutache, Chantilly, Guipure e Alençon, que confere mais abaixo.

2. Renda italiana

A renda italiana é muito parecida com a renda francesa. As únicas diferenças estão no tipo de textura, a francesa é mais macia e também mais cara. Para quem deseja glamour, mas ao mesmo tempo precisar economizar, é comum optar pela opção italiana nos vestidos para festa.

3. Ponto Suíço

Ponto Suíço ou Point D’esprit é um tipo de renda com pequenos pontos bordados em um tecido transparente. Os pontos também são conhecidos como “mantilha”. A sugestão dos estilistas é usar esse acabamento em apenas uma ou poucas partes em vestidos de festa longos.

4. Renda guipure

Uma renda mais trabalhada do que os outros tipos, entre suas principais características estão o fundo vazado. É uma forma perfeita para vestidos de festa curtos ou até mesmo para noivas que queiram apostar na sensualidade para celebrar o momento.

5. Renda richelieu

A renda Richelieu é feita, geralmente, em máquinas de costura (mas pode ser feita manualmente). O tipo dela é mais rígido, com característica rústica excelente para criar contrastes com vestidos de festa confeccionados em tecidos leves e delicados.

6. Renda soutache

Uma renda pesada, uma vez que o bordado é composto por desenhos em alto relevo confeccionados com fio de soutache, sobreposto a uma renda mais fina e delicada. A aplicação dela deve ser feita em vestidos de festa com tecidos mais resistentes e estruturados. Também fica perfeito em modelos mais curtos ou com algumas partes sem forro.

7. Renda chantily

Renda favorita de muitas mulheres, principalmente, das noivas. O bordado é feito de poliéster e entre as suas características estão a leveza e a delicadeza. As formas de flores, folhas, galhos e faixas são perfeitas para vestidos de formatura, festa de noivas, entre outras. Vale lembrar que a renda chantilly também é considerada uma das mais caras.

8. Renda alençon

Esta renda é uma verdadeira mistura de fios delicados e rústicos. A mescla é proposital para criar formas de desenhos forais extremamente delicados. O bordado fica perfeito em todo tipo de vestido e pode ser complementado com pedras de strass, peroladas e demais materiais.

Materiais usados para bordar

Além das rendas, os materiais que podem ser bordados em vestidos para casamento podem ser o principal diferencial em uma composição. Junto com o bordado, ou não, na hora de escolher quais materiais serão usados no bordado, o mais importante é manter a combinação e a medida, para não cometer excessos ou destoar do conjunto.

Confira abaixo alguns materiais para se bordar no vestido para festa:

As pérolas podem ser usadas em diversos tamanhos nos vestidos para festa. A escolha do tamanho fica a critério das mulheres. Quem prefere um estilo mais minimalista deve seguir as pedras pequenas ou médias, já quem ama um destaque, não só pode, como deve investir em pedras maiores. A pérola é uma opção bastante tradicional que expressa romantismo, elegância e luxo.

O strass garante intenso e brilho singular para os vestidos. Os estilistas lembram que o strass em grandes quantidades deve ser bordado somente em vestidos para festas noturnas e bastante elegantes. Agora se a ocasião for diurna e em ambientes mais singelos, o correto é limitar bem a quantidade para não criar ruído na aparência.

  • Vidrilhos

As pedras de vidrilhos são bem pequenas e delicadas. É indicada para formar desenhos singelos nos vestidos. As pedras também expressam um brilho diferente que proporciona mais balanço e romantismo para os modelos. É um tipo de bordado também muito usado por noivas.

Os bordados de paetês são um dos mais tradicionais e famosos. É possível investir em paetês transparentes para garantir mais brilho e luxo ou ainda em tons de prata, dourado ou pérola, para modelos mais delicados e românticos.

O bordado de flores é a opção certa para quem gosta de delicadeza. As formas florais têm sido cada vez mais usadas pelas mulheres, principalmente, as flores 3D. Esses desenhos deixam os vestidos mais bonitos e elegantes tanto para ocasiões diurnas, como noturnas. Mas é preciso ter cuidado para não sobrecarregar na quantidade de flores e o acabamento deixar o corpo mais volumoso.

Todas as rendas e bordados descritos neste post são algumas sugestões de acabamento para os seus vestidos para festa. Muitas outras possibilidades e podem render um look único e deslumbrante. Entretanto, na hora de escolher quais deles farão parte do seu vestido para festa, não se esqueça que, muito mais do que a beleza do visual, é importante o conforto seja buscado em todo tipo de vestido.

Deixe uma resposta