A formatura é a ocasião que marca um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa. Todo o esforço, noites mal dormidas, trabalhos e provas finalmente chegam ao fim e você, não só pode, como deve celebrar em grande estilo na festa de formatura. Porém, se por um lado chegou ao fim uma dura tarefa, por outro, começa uma nova, tão ou mais trabalhosa do que o próprio curso: escolher o vestido de formatura.

vestido-azul-piscina vestido-longo-vermelho

Exageros à parte, o vestido de formatura é uma peça que pode ser encontrada em muitos modelos diferentes, com tecidos, rendas, pedrarias a gosto da formanda. A característica mais relevante dessa peça é sem dúvidas seu comprimento, ou seja, se o vestido será curto ou longo.

Essa escolha vai depender basicamente de dois critérios que precisam trabalhar em harmonia: primeiro, as preferências pessoais da formanda que vai usar o vestido; segundo, quais serão as circunstâncias da comemoração de formatura, se uma modesta colação de grau, um baile, uma missa ecumênica ou um coquetel.

Algumas informações devem ser consideradas nessas situações:

Vestidos de formatura curtos

O ideal para um modelinho curto é apostar nos detalhes, tecidos nobres com brilho, rendas bem trabalhadas, pedras ricas fazem toda a diferença. Desta forma é possível criar um look tão elegante quanto um vestido longo e com glamour na medida certa.

vestido-formatura-curto

Ocasiões para vestido curto

você pode escolher o vestido curto para a Missa Ecumênica, entretanto deve estar atenta que o modelo não pode ser muito justo ou muito curto, o evento pede algo mais leve, mas obviamente sem deixar de ser sofisticado. Os tons claros são os mais indicados, branco, creme, bege, champanhe, off white ou cores alegres, tal como o azul-piscina, amarelo, laranja ou verde.

Um bom exemplo é o nosso Vestido Curto Hera. Um elegante modelo desenvolvido especialmente para essa ocasião e também para a o casamento no civil

Colação de grau

também é uma excelente ocasião para mostrar todo seu bom gosto com um vestido de formatura curto. Afinal, a festa não é a única que merece um vestido lindo. Nessas ocasiões, geralmente se usa uma beca por cima do vestido, então, não escolha vestidos armados, os modelos justos são ótima pedida, sobretudo se depois da colação de grau você for para uma balada com os amigos ou um jantar informal.

Neste caso, você pode conferir o Vestido Amarração Grécia, que tem uma grande variedade de cores, todas elas muito adequadas para a colação de grau e uma eventual comemoração depois. O feito com crepe acetinado fosco, o corte acompanha o desenho da silhueta, a saia lápis tem uma leve abertura como detalhe frontal.

Vestidos de formatura longos

 os vestidos longos formam por si só a própria festa de formatura. São indispensáveis no baile e você pode abusar dos decotes e fendas nesses modelos. As cores fortes e brilhos também estão liberados, pois o evento noturno valoriza esses detalhes. No caso de coquetéis, o vestido longo também é adequado, entretanto, os decotes, fendas e brilhos devem ser usados de forma mais moderada.

vestido-formatura-longo

como você já sabe, usar vestido longo é obrigatório, o mais difícil nesse caso é escolher quais detalhes favorecem mais seu tipo de corpo. A noite do baile de formatura pede muito charme e elegância e o vestido deve ser atraente, veja por exemplo, o Vestido Tule Bordado Brule para Plus Size: vermelho arrasa quarteirão, com tule bordado e uma linda saia sereia com nesgas. O visual é moderno com um toque de sensualidade.

Vestido-Tule-Bordado-Brule

  • vestidos para Coquetéis

São ocasiões comemorativas formais nas quais são servidas comidas e bebidas. Em situações de formatura, são realizadas depois da colação de grau e antes do baile. Para esses casos, um vestido longo fica muito elegante, mas nada de brilhos ou muitos detalhes e o tecido precisa ser mais leve. Veja o Vestido amarração Emera, modelo longo de tule, feito com temas florais. As cores azul ou vermelha cabem muito bem para ocasião, e o detalhe com transparência na cintura e no meio da saia dão um ar jovial e moderno.

Vestido-Emera

Vestido Midi

Uma peça coringa que, se usada bem, pode servir para qualquer uma dessas situações da formatura: missa ecumênica, colação de grau, coquetel e baile de formatura. Como é o caso do modelo Vestido Midi Muraro, é feito todo em renda chantilly, com detalhes em crepe acetinado, decote coração sem alças, saia evasê que afina a cintura e dá volume aos quadris, o visual se completa com o detalhe liso na saia, criando uma contraposição de texturas.

vestido-formatura-midi

Lembre-se que, acima de tudo, o vestido precisa estar confortável no seu corpo e você precisa se sentir bela. Depois disso, a combinação com a ocasião e o estilo do evento é o principal a se levar em conta, por isso, é normal “gastar um tempinho” escolhendo o vestido de formatura ideal.

Equipe Dolps

Author Equipe Dolps

More posts by Equipe Dolps

Leave a Reply