A grande maioria das mulheres adora os vestidos longos ou mais curtos cheios de pedrarias, rendas ou cortes estratégicos. Mas como essas roupas muito elegantes surgiram? Será que o vestido de festa sempre foi assim?

A criação do vestido é tão antiga que, infelizmente, não há nem registros de quando foi realizada. O que se sabe é que a intenção era inventar e confeccionar uma peça que pudesse distinguir o modo de vestir feminino do masculino.

oijoijjoi

Os primeiros modelos de vestidos eram extremamente simples, com modelagem reta e cores básicas. Posteriormente, começaram a ser fabricados modelos mais detalhados, eles eram sensuais na parte do busto e extremamente rodados na parte da saia, inclusive, com várias camadas e babados – esses eram usados apenas pela alta sociedade que logicamente tinha poder aquisitivo para comprá-los.

Você certamente já assistiu a alguns filmes ou até às novelas de época que mostram as mulheres vestindo espartilhos bem apertados com a parte de baixo do vestido completamente rodada e volumosa. Assim eram os primeiros modelos de vestido de festa, peças extremamente pesadas e desconfortáveis.

ICECOLD

Já entre os períodos do século XIX e XX, as culturas e, consequentemente, o modo de vestir passou por transformações modernas. As mulheres começaram a ter um pouco mais de espaço e liberdade na sociedade, então, fizeram as primeiras revoluções de cunho feminista. Esses movimentos sociais exigiam modelos de vestido de festa, além daqueles para usar no dia a dia, com tecidos mais confortáveis e acabamentos leves.

A história da alta costura de vestido de festa

A origem dos mais elegantes e chiques vestidos de festa deu-se nas capitais: Londres, Viena, Berlim e Paris, a partir da segunda metade do século XIX. Essas localidades europeias não foram selecionadas ao acaso, grande parte da sociedade muito rica do mundo vivia, naquela época, nas grandes capitais da Europa.

ijij

Somente as damas mais poderosas financeiramente tinham a possibilidade de comprar vestido de festa dos chamados artesãos. Isso mesmo, a alta costura começou em meados de 1800, com o trabalho de costureiros, reconhecidos como artesãos. Esses profissionais confeccionavam vestido de festa com formas e detalhes sugeridos pela corte que costumava definir todos os termos de refinamento e maneiras sociais.

Os modelos eram usados não só em festas, mas também em viagens e cerimônias. Os vestidos eram mais soltos, com leves toques de sensualidade e a parte da barra bem rodada. As cores também eram variadas, mas prevalecia os tons claros. Anos mais tarde, precisamente em 1858, foi criado o primeiro atelier em Paris. O fundador foi Charles Fréderic Worth, conhecido atualmente como o pai da alta costura.

palelaxa

O período de Worth foi muito interessante para a moda, pois novas formas e inspirações começaram a surgir, já as vendas intensificaram graças ao governo de Napoleão III, o imperador passou a criar e inaugurar regiões para a alta sociedade francesa frequentar e realizar suas compras. Podemos citar a inauguração do Hipódromo de Longchamp, no Bois Boulogne, um bosque nos arredores de Paris. Além disso, a cada década, eram criadas novas revistas de moda na capital da luz. Em 1900, a revista Petit Echo dela Mode vendeu, nada mais, nada menos do que dois milhões de exemplares. Outro destaque é que o termo chic também nasceu nessa época, a palavra significa alguém elegante com desenvoltura social. O vestido de festa desse período já ganhava novas formas mais justas e tecidos diferentes, como, por exemplo, o veludo.

Vestido de festa nos dias de hoje

Nossa loja é uma grande marca referência em vestidos de festa dos tempos atuais. Sempre disponibilizamos, para as clientes, novas formas de modelos com detalhes e acabamentos extremamente modernos e elegantes. Podemos citar as principais tendências da Dolps, são elas: modelagens com mix de texturas; efeito pele; recortes estratégicos; princess; preciosidades; estampados; minimalistas; preto & branco, além dos rendados.

Var1 Var2 Var3

Todas essas tendências são confeccionadas nos mais diferentes tons, das cores mais básicas às vibrantes. Vale destacar os vestidos de preciosidades com bordados de pedras coloridas ou monocromáticas que brilham bastante e os modelos de rendas bordadas em tule transparente. Ambas composições que estão sempre em alta.

Nossa marca também confecciona vestidos em comprimentos longos ou curtos, justos ou mais folgados no intuito de atender mulheres de todos os biótipos, assim como contar com opções para as mais diferentes ocasiões. A loja virtual também tem uma seção destinada a destacar os modelos de vestido de festa para tamanho plus size, assim, reforçando a moda democrática. Os vestidos também são perfeitos para formandas; madrinhas de casamento; debutantes; ou ainda par usar em jantares especiais; batizados realizados durante o dia; grandes eventos e muito mais.

Suc1 Suc2 Suc3

Agora que você já sabe a grande evolução dos vestidos de festa e onde encontrar os melhores modelos, conheça as mais belas opções de vestidos da Dolps através da loja virtual.

Você também vai gostar de:

Equipe Dolps

Author Equipe Dolps

More posts by Equipe Dolps

Leave a Reply