A importância do tule nos vestidos de festa

Para uma mulher, escolher o vestido de festa é um misto de preocupação e excitação. E seguindo o jargão “que o melhor da festa é esperar por ela”, é possível dizer que o sentido desse ditado consista justamente na expectativa e preparação para uma ocasião especial, fazer unhas, cuidar dos cabelos e da pele. Mas, muito além disso, a principal preocupação das mulheres sem dúvida é o vestido de festa. Qual o melhor modelo? Longo ou curto? Liso ou estampado? Qual o tecido mais indicado?

Bom, pelo menos uma das preocupações em relação ao ilustre vestido de festa estará solucionada até o final deste texto. As cores e estampas, juntamente com o comprimento do vestido, são escolhas mais particulares, entretanto, o tecido é de especial importância. Diversas são as opções de tecido para vestido de festa: renda, seda, cetim, tafetá, organza, veludo, etc. Todavia, há um desses, que apresar de ser velho conhecido, está sempre em alta: o Tule.

O que é o tule?

Você pode até não relacionar o nome ao pano, mas com certeza já encontrou com ele em vários modelos arrasadores de vestido de festa. Trata-se de um tecido leve e transparente, feitos geralmente com fio de seda, nylon ou algodão, muito semelhante a uma colmeia de abelhas, com uma trama bem aberta.  A peça é imprescindível quando se deseja sobrepor determinada transparência no tecido, dar volume a roupas, como saias e anáguas rodadas, além de ser usada largamente nos véus, vestido das noivas e no tutu do ballet.

sSao

Não tem como negar, o tule confere uma elegância admirável por onde quer que seja usado, sobretudo nos vestidos de festa. Isso porque o tecido é capaz de causar os mais variados efeitos. O tule pode ser usado caso queira um estilo mais romântico e suave, ou pode-se abusar de sua transparência e provocar um efeito sexy, podendo ainda contrastá-lo com tecidos como o couro, por exemplo, para um look mais “hard rock”.

História do tule

O tecido, que surgiu na França por volta de 1700, ganhou esse nome graças a sua cidade de origem, Tulle. No começo era usado apenas para babados em forros de saia e detalhes de chapeis, em seguida ganhou espaço nos palcos de dança, com o ballet.  Mas obteve popularidade quando a rainha Victoria usou tule em seu vestido de noiva em 1840.

Basf

Desde então, o tecido é um aliado também na hora de costurar, por esticar naturalmente, devido a sua trama vazada. Há opções também em tule feito com elastano, o que permite que o tecido apresente uma flexibilidade mais interessante.

O tule na moda atual

No outono e inverno 2017 o tule veio com tudo como tendência de moda, o tecido fininho e translúcido foi destaque nas passarelas, caindo no gosto dos estilistas. Umas das características deste tecido é que ele se mostra bastante democrático. Saias volumosas ou mais sequinhas são peças relevantes tanto para o estilo mais fashion quanto para o mais requintado. O tule pode ser usado em diversas partes do vestido de festa: decote, costas, manga, quadris, barra, colo, pernas, ou onde mais você possa imaginar.

Qs1 Qs2 Qs3

As blusas em tule, por exemplo, são opções que cativam, já que o tecido pode ser colocado em qualquer parte da peça: mangas, costas, frente, babados, até mesmo em pequenos detalhes. Fica simplesmente um espetáculo!

O tule nos vestidos de festa

Com toda essa excelência, não é de se admirar que o tule seja escolhido para adornar belas silhuetas através do vestido de festa. Atualmente está em alta o “tule illusion”, que dá um efeito de pele nua, por causa da enorme transparência do tecido. Ele serve de base para aplicação de renda e cristais, dando a impressão que o bordado é aplicado diretamente na pele. A aplicação de rendas no tule é um clássico nos vestidos de festa e tornam o look muito mais charmoso.

SasfPea1 Pea2

Além disso, o item serve para causar uma ilusão de recortes no tecido, dando a impressão que determinadas partes do corpo estão nuas, quando na verdade estão cobertas por tule. Esse é um artifício usado também em decotes mais profundos, suavizando a transparência e marcando a linha tênue entre sensualidade e vulgaridade.

É perfeito para compor vestido nas ocasiões formais, observe como é muito comum encontrarmos as modelos e celebridades em eventos de gala e tapetes vermelhos usando peças com tule. Se as famosas abusam de vestidos em tule em ocasiões como essa, o que você está esperando para encontrar o modelo ideal para aquele casamento, festa de 15 anos ou eventos mais refinados.

Glors

Atualmente as cores mais usadas de tule são os tons próximos da cor de pele, contudo o tecido pode ser encontrado em todas as cores. Basta escolher a que melhor combina com você, seja para dar o efeito de transparência ou mesmo para contrastar e realçar seu tom de pele.

E para quem está procurando por um vestido de festa, basta acessar a loja virtual da Dolps e conferir a grande variedade de opções, para qualquer tipo de evento ou celebração.

Faça um comentário