Dicas de como lavar e guardar vestidos

Os vestidos de festa, na maioria das vezes, são peças confeccionadas em tecidos leves, e compostas de detalhes e acabamentos delicados. Todas essas características fazem com que a gente precise sempre ter ainda mais cuidado na hora de lavar e armazenar os modelos, já que qualquer deslize pode danificar totalmente as peças.

Para garantir que seus vestidos estejam sempre “como novos”, separamos uma lista de como lavar e guardar vestidos. Confira abaixo e descubra se você está fazendo tudo corretamente.

vestido-bordado-bernavestido-bordado-pearlvestido-bordado-arrow

Dicas para lavar o vestido

Confira a etiqueta

Antes de começar a lavar seus vestidos de festa, confira todas as informações explicadas na etiqueta, isso mesmo, aquele simples pedacinho de “papel” contém todas as instruções para lavar os modelos de jeito certo. Vale frisar que cada tipo de vestido pode necessitar de uma forma diferente de lavagem. Alguns devem ser lavados com água e sabão, outros com lavagem a seco, entre outras variações.

Procure uma Lavanderia

Caso o seu vestido não tenha mais a etiqueta ou, falte informações no material, o ideal é procurar uma lavanderia especializada nesse tipo de peça. Nunca arrisque se você não tiver a certeza sobre como a lavagem precisa ser feita. Além disso, não tente lavar a seco, por mais simples que isso seja, pode estragar totalmente alguns tipos de tecidos.

Outro cuidado fundamental é mandar o vestido para lavagem caso ele seja manchado. Por exemplo, você foi a uma festa de casamento e derrubou molho na peça? No outro dia, leve logo o vestido para ser lavado em uma lavanderia. Os especialistas em costura explicam que, após 48 horas, as manchas podem não sair mais dos vestidos de festa.

Lave delicadamente

O modo de lavagem comum deve ser feito com água e sabão para roupas delicadas. Encha um tanque ou uma bacia grande com água da torneira e o sabão. Em seguida, mergulhe somente a barra do vestido e esfregue o tecido com todo o cuidado.

A parte da barra quase sempre é a mais difícil de lavar, uma vez que suja mais, por isso, é melhor começar por ela. Se for preciso, troque a água do tanque e esfregue a barra mais uma vez. Vá esfregando pedaço por pedaço até ter lavado toda a peça. Depois é só enxaguar bem, se possível, mais de uma vez.

Torça delicadamente o vestido, coloque-o em um cabide e deixe secando até o outro dia. Geralmente, os vestidos de festa levam cerca de 24 horas para secar totalmente e não precisam do uso de amaciante.

Já a lavagem a seco é feita com alguns tipos de produtos químicos, por exemplo, o chamado Varsol. Se sua etiqueta indica esse modo de lavagem, primeiramente, coloque o vestido em uma bacia ou mesmo no tanque e despeje o produto químico em uma quantidade suficiente para cobrir a peça de roupa.

Deixe de molho por cerca de uma hora. Depois torça o vestido e use uma toalha limpa para absorver toda a humidade do vestido. Em seguida, basta pendurar o vestido em um cabide e colocar para secar em um local arejado e com sombra. Depois de seco, os vestidos de festa precisam ser desamassados com ferro a vapor. Isso vale para qualquer tipo de lavagem. Só tome cuidado para não danificar nenhuma parte com o ferro.

Dicas para guardar o vestido

A forma para guardar os vestidos também depende do tipo de tecido e acabamento que eles possuem. Alguns exemplos são os modelos de tule ou com bordados de renda ou pedrarias – peças mais pesadas, por isso, devem ser dobradas com papel de seda e colocados em caixas. Lembre-se que o jeito para armazenar não é o mesmo do restante de suas roupas, por isso, jamais pendure os vestidos pesados de festa, isso pode danificá-los com o passar do tempo. Os vestidos mais leves, por sua vez, até podem ser pendurados em cabides, mas com capas de TNT (para evitar o atrito com outras peças de roupas).

Vestido branco

Você sempre acha um verdadeiro dilema ter que guardar vestidos de festa brancos? Não precisa se desesperar. Vestidos brancos devem ser armazenados em papel de seda azul escuro. O material e a cor escura evitam que a peça amarele ou ganhe qualquer outro tipo de estado e tonalidade inadequados.

Cuidado com mofos

Como os vestidos de festa são peças propícias somente para alguns poucos momentos da vida, por isso é comum que eles acabem mofando já que passam bastante tempo guardados. Mas é a aqui que está o ponto principal, se você tiver alguns cuidados com o vestido e com o armário, os mofos não acontecem. Procure utilizar desumidificadores ou até mesmo naftalina em seu armário. Esses produtos evitam as traças e outros problemas.

Cuidados durante o uso

Sempre vale lembrar algumas cautelas fundamentais enquanto você estiver usando os vestidos. Primeiramente, tome todo o cuidado com comidas e bebidas, se possível, use panos e toalhas de papel para evitar manchas na roupa.

Outra dica é com relação às joias: seja cuidadosa para que os anéis e pulseiras não enrosquem e acabem danificando os vestidos. Colocando em prática todos esses detalhes, certamente você terá lindos vestidos de festa por muito mais tempo. Caso saiba de mais alguma dica de cuidado, compartilhe nos comentários. Vamos adorar saber!