05 dicas essenciais para escolher a cor do vestido de madrinha

Se escolher roupas em meio às compras já é um verdadeiro desafio para você, podemos imaginar a dificuldade em escolher o vestido de madrinha para as festas. Conseguir resolver essa questão rapidamente não é algo tão comum, já que a dúvida para com uma peça no corpo, principalmente em uma ocasião especial, faz com que muitas mulheres percam horas em frente ao espelho e ainda assim não se decidem sobre o visual em uma ocasião tão importante.

O vestido de madrinha é uma peça especial na cerimônia de casamento. Mesmo com a atenção sendo voltada exclusivamente para a noiva, as madrinhas são aquelas que “conduzem” essa atenção, ao mesmo tempo que refletem o bom gosto e as escolhas da noiva quando compondo todos os elementos da cerimônia.

Mais do que ninguém, nós sabemos disso e separamos para você cinco dicas essenciais e também infalíveis para você conseguir escolher a cor do seu vestido de madrinha sem dificuldade e de um modo que combine com o seu corpo e com as exigências da ocasião.

Vamos lá:

Dica 01: as cores escolhidas pela noiva para o vestido de madrinha precisam ser respeitadas e escolhidas com cuidado

Quando você é escolhida como madrinha, o convite formal é feito não somente para que você aceite a honra deste destaque no casamento, mas que assuma as responsabilidades para tal. Um exemplo desta “responsabilidade” é seguir as escolhas que a noiva fez com relação aos detalhes dos vestidos de madrinha.

A lista de “exigência” varia, mas uma coisa que nenhuma noiva abre mão é de escolher a cor do vestido de madrinha. Esta tradição é bastante respeitada e possui toda uma história relacionada que justifica a escolha. Sendo assim, leve isso em consideração para limitar as opções de vestido de madrinha para a ocasião.

O lado bom é que, nos dias de hoje, muitas noivas escolhem “paletas de cores” para o visual de suas madrinhas e, se por algum motivo essas possibilidades não forem de acordo com o estipulado, sempre converse com a noiva sobre as soluções, mas nunca “apareça” com um vestido fora do combinado – além de poder acabar com a harmonia, é um ato considerado bastante desrespeitoso.

Dica 02: Algumas cores são consideradas proibidas

Esta é uma orientação considerada polêmica, já que delimita que algumas cores simplesmente não podem ser usadas no casamento, mesmo que as noivas as liberem. Aqui, a regra é bastante simples: qualquer tom de vestido de madrinha que possa remeter ao tom utilizado pela noiva, mesmo que de modo ligeiro, deve ser descartado como opção.

A restrição é exatamente para que a noiva não tenha qualquer indício de “concorrência” na atenção, já que o dia é especialmente voltado para ela. Toda cerimônia de casamento tem essa regra levada à risca e o visual presente nos vestidos de todas as participantes deve deixar claro que a presença única da noiva não sofre qualquer tipo de “desvio de atenção”.

Sendo assim, evite, as cores abaixo:

  • Branco: é geralmente a principal escolha da noiva;
  • Nude: a não ser que a noiva exija que este seja o tom do vestido de madrinha, simplesmente evite a escolha;
  • Off-white: a semelhança com o branco é muito grande e o tom pode ser até confundido com o tom;
  • Preto: mesmo não tendo o problema de se parecer com o vestido da noiva, a questão é a atenção que o vestido clama, causando a divisão de atenção ao destaque da noite.

Dica 03: lembre-se que cada cor do vestido de madrinha significa algo diferente

Se a escolha da cor do vestido de madrinha precisa de algum direcionamento para ajudar a noiva (ou as próprias madrinhas), a cor é o principal delas. As muitas cores indicadas para a situação adicionam significado e podem se tornar um fator decisivo na escolha.

As duas principais questões envolvidas neste processo são simples: se atentar às tendências das cores de acordo com a temporada e conhecendo o significado de cada uma das cores.

Significado das cores do vestido de madrinha:

Vestido de madrinha de casamento azul: os diferentes tons dessa cor transmitem alegria, calma e também simboliza a boa sorte para o casamento. Quando não são os próprios vestidos dessa cor, um detalhe basta para trazer as boas vibrações do tom.

Vestido de madrinha de casamento rosa: considerado o maior representante da feminilidade, o tom é flexível e possui diferentes possiblidades para a escolha. A única restrição é a escolha dos tons mais claros, que se aproximam do nude e estão vetados para o vestido da madrinha, a não ser que a noiva faça questão.

Vestido de madrinha de casamento vermelho: é a principal escolha para representar a feminilidade com um tom mais sensual, ao mesmo tempo que em reflete elegância e ousadia. É uma escolha moderna e também quente.

Vestido de madrinha de casamento verde: uma escolha aparentemente fácil, o tom verde merece atenção principalmente por não combinar com todas as mulheres, seja pelo tom de pele, seja pela cor do cabelo. A aposta no tom é grande porque a cor transmite boas energias relacionadas à saúde, vitalidade e também ao sucesso financeiro.

Vestido de madrinha de casamento roxo: seu significado principal é a elegância, o luxo e o bom gosto, transmitindo principalmente a energia que nomeiam como “positividade”. Além das boas vibrações, a cor também possui um benefício democrático, já que ela combina com praticamente todos os tons de pele.

Dica 04: detalhes também podem fazer parte da escolha da noiva, como: decote, fenda, bordado, estampas, etc.

Além das cores, é preciso se atentar aos detalhes que a noiva escolheu para que o vestido de madrinha acompanhe a identidade visual do casamento. Estamos falando de escolhas como a fenda, o decote, a transparência, estampas, brilhantes ou bordados.

Como noiva, ela tem o direito de escolher ou limitar algumas dessas opções e, caso não seja dito, é considerado que todos esses detalhes estão liberados.

Dica 05: Levar em consideração o horário: casamento diurno e noturno possuem exigências distintas

Um detalhe que pode fazer toda a diferença é a escolha do horário da cerimônia. Durante o dia, alguns vestidos aparecem mais e podem resultar em sucesso garantido, enquanto, à noite, podem perder o brilho e o poder maior que o sustentam.

Por este pequeno detalhe, leve em consideração onde e quando a cerimônia será feita e, se necessário, alerta a noiva sobre as melhores escolhas para cada período.